Rosa dos ventos, um instrumento que foi encontrado já em mapas cartográficos por volta de 1.300, significou uma revolução para a navegação, pois permitiu que se explorassem mares abertos sob qualquer condição de tempo.
Indicando a direcção dos principais ventos, Norte, Sul, Este e Oeste, a rosa dos ventos deu origem aos pontos cardeais da bússola. Começando com 4, o aprimoramento fez com que se chegasse aos actuais 32 pontos.
No universo da tatuagem, o símbolo pode ser considerado do estilo tradicional, pois era usado por antigos marinheiros como amuleto de sorte, garantindo uma volta segura para casa. Hoje, além do apelo estético, a rosa dos ventos indica outros significados para quem a possui. Entre eles, que o tatuado pode ser alguém que adora viajar, decidiu por um caminho na vida, teve alguma etapa ou problema deixado para trás, o começo de uma vida nova, novo destino, abertura ao futuro, ou caso aponte para um desenho ou para um nome especifico, pode indicar alguém ou algum valor que serve como guia.
Mas a tatuagem de rosa dos ventos também possui um lado negro. É usada entre alguns criminosos como uma espécie de código. Nas prisões, representam o desejo de liberdade e um amuleto para que não se volte para trás das grades.
Já na máfia russa, a rosa do ventos é um dos maiores símbolos. Para eles, entre os seus significados estão a supremacia sobre outras raças; tatuadas nos joelhos significam que os mafiosos não se submetem diante de ninguém nem mesmo de um deus, tatuadas acima do coração significam que o criminoso finalmente é considerado um irmão dentro da máfia.
Sem comentários:
Enviar um comentário