quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ankh / Cruz Ansata

Ankh é um símbolo egípcio  que é visto em desenhos e hieróglifos a partir da 5ª dinastia egípcia, sendo encontrado principalmente nos Templos de Luxor, Medinet Habu, Hatshepsut, Karnak e Edfu. O seu significado é atrelado à Chave da Vida – um símbolo de eternidade e prosperidade.

Alguns Deuses e Deusas egípcios foram retratados em pinturas segurando o Ankh próximo ao nariz para representar que inalavam o Sopro da Vida Eterna.

Há muitas teorias sobre o que o Ankh significa e representa, dentre elas estão:

- A forma do Vale do Nilo.

- Os aparelhos reprodutivos masculino e femininos combinados (que mais uma vez remetem a vida, a união do homem e da mulher que resulta em uma nova vida).

Símbolo de eternidade.

Símbolo de Ressurreição.


E como a maioria dos símbolos antigos, esse também é criticado e visto como símbolo satânico, mas isso é só uma conotação que filmes góticos deram, ele é essencialmente religioso porém de uma religião que já não é praticada. O Ankh continuou a ser usado mesmo depois da cristianização dos egípcios por sua semelhança com a cruz, por isso, também é chamada Cruz Ansata.
A Tatuagem de Ankh traz protecção e prosperidade ao tatuado. Tatuar um Ankh significa desejar vida eterna para si mesmo e, para os amantes da cultura egípcia o Ankh é pode ser representado numa tatuagem pequena, porém, com um significado forte.








Sem comentários:

Enviar um comentário